Na luta que a gente se encontra… viva o Centro de Formação da UFRJ

Por Felipe Addor

Hoje, dia 31 de agosto de 2021, foi organizado mais um mutirão para avanço do projeto do Centro de Formação em Tecnologia Social e Ciências do Mar no espaço do Complexo do Hangar. Tomando todos os cuidados necessários para garantir a saúde de tod@s, docentes, técnicos-adminsitrativos e estudantes, com apoio de profissionais da limpeza, deram continuidade ao processo de organização do Hangar Náutico, onde está em construção o projeto do Centro de Formação.

mutirao centro de formação 1

Sob a coordenação dos servidores Amarildo Fernandes e Ocione Machado, e o apoio logístico de Sandra Carvalho e João Francisco, e apoio da companheira Maria, foi possível avançar na organização de alguns bens localizados no Hangar, e dar destino a resíduos que ocupavam parte do espaço do galpão e a área externa do Complexo do Hangar.

mutirao centro de formação 2

Tiveram importante participação os integrantes do Programa de Extensão Tecnologia Social e Ciências do Mar, estudantes Jéssica, Aline, Lara, Thamiris, Patrícia e Gustavo, muitos visitando o Hangar pela primeira vez. Além da participação solidária do Chefe de Gabinete do Nides, Vitor Matos.

mutirao centro de formação 3

Fundamental destacar a contribuição primordial, não apenas neste mutirão mas também nos anteriores, da: Prefeitura Universitária, com o apoio da servidora Vera do Carmo e outros servidores; e da Decania do Centro de Tecnologia, intermediado pelo servidor André Ferraz, que vem contribuindo no apoio com a equipe de limpeza, sempre muito proativa e comprometida nos trabalhos realizados no Complexo do Hangar, sob a competente supervisão do Julio.

mutirao centro de formação 4

Na parte da tarde, dando continuidade ao trabalho, a equipe que vem pensando o projeto do Museu do Mar, a ser instalado no outro galpão localizado no Complexo do Hangar, fez uma visita técnica ao espaço do futuro Museu do Mar, já traçando planos para elaboração do projeto e busca de sua viabilização. Paulo Maia, Jady, Carol e Gustavo se somaram aos já presentes para olhar para o galpão deteriorado e já começar a sonhar com o museu vivo em funcionamento, recebendo estudantes de escolas públicas, trabalhadores e trabalhadoras.

mutirao centro de formação 5

Com a esperança de melhoria do contexto da pandemia e a ampliação da vacinação da população, esperamos aos poucos retomar essas iniciativas de trabalho coletivo que, em muitos sentidos, recuperam a história de construção do Nides e do Núcleo UFRJMar. Além de permitir, de forma gradual e contínua, ir melhorando as condições de trabalho nos galpões do Complexo do Hangar, a prática do mutirão cria vínculos, compromissos, afetos, trocas, coisas que estamos precisando tanto nos tempos difíceis que enfrentamos.

Que venha o próximo!