Categorias
Destaques

O retorno gradual ao campo

 
IMG 9287

Um dos grandes desafios para o Soltec, assim como para outros programas do NIDES, durante esse período pandêmico, foi a tentativa de combinar os processos de integração e formação que estavam completamente ligados às nossas imersões nos territórios de atuação.
 
As atividades do Soltec, de alguma maneira, sempre buscaram criar e fortalecer os laços de confiança e afeto, que marcam a identidade do núcleo desde a sua fundação. O distanciamento social, portanto, extremamente necessário para o enfrentamento do Covid-19, se mostrou uma enorme ameaça à manutenção dessa essência.
 
Para lidar com as novas possibilidades de interação, tivemos que nos reinventar, reativamos o canal do YouTube, movimentamos nossas redes sociais e promovemos uma série de atividades, na tentativa de articular todas as ações que conseguimos manter ativas de forma remota.
 
O final de semana do dia 23 de outubro, no entanto, depois de um longo período afastados do campo, marcou um retorno gradual e cuidadoso das nossas visitas ao campo. Dessa vez, nos juntamos ao Núcleo de Assessoria Jurídica Universitária Popular (NAJUP) Luiza Mahin, da Faculdade Nacional de Direito, para apoiar um parceiro em comum: o Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra, no acampamento Cícero Guedes.
IMG 9304
 
O acampamento fica em Campos dos Goytacazes, na Usina Cambaíba, um território formado por sete fazendas que somam cerca de 3.500 hectares. Em 1998, a área foi decretada pelo governo federal para fins de reforma agrária. Anos mais tarde, em 2012, o local foi considerado improdutivo pela Justiça. Em junho desse ano, a Justiça Federal autorizou a desapropriação do local, que é alvo de disputa há mais de 21 anos, destinando a área ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para assentar famílias camponesas.

 
O Caci (projeto Campo Cidade), assim como os estudantes que compõem o TGARF (Tecnologia e Gestão em Assentamentos da Reforma Agrária), bloco de projetos que apoiam a reforma agrária e formam parceria com o LITS (Laboratório de Tecnologia Social da UFRJ Macaé) e a UNIRIO, estiveram presentes, fortalecendo os laços da nossa assessoria técnica.
 
Para esse retorno, contamos com o apoio para a testagem de todos os estudantes no CTD (Centro de Triagem Diagnóstica) do CCS (Centro de Ciência e Saúde da UFRJ), além do transporte universitário, como protocolo necessário para a visitação.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
IMG 9325