Patrono da Educação Brasileira e conhecido como o educador comprometido com o processo de libertação do povo oprimido, Paulo Freire dedicou sua vida como pedagogo ao desenvolvimento de uma praxis visando a superação da opressão.
Freire coordenou, no Brasil, o Programa Nacional de Alfabetização no início da década de 1960, colocando em prática uma metodologia capaz, não só de instrumentalizar a leitura e a escrita dos alfabetizandos, mas de incitar a sua libertação. Através de seus métodos, os educandos eram levados a perceber as injustiças que os oprimiam e a necessidade de buscar mudanças. Acusado de subverter a ordem instituída, Freire viu o seu programa ser extinto, em 1964 e depois de ser preso, teve que se retirar do país.
Exilado no Chile, Freire trabalhou como assessor no Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e no Ministério da Educação, desenvolvendo programas educativos para adultos. Foi em terras chilenas, então, que Freire escreveu a sua principal obra: Pedagogia do Oprimido.
Em 1980, depois de 16 anos de exílio, Paulo Freire voltou ao Brasil e lecionou na UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas) e na PUC/SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo). Em 1989, assumiu a secretaria de Educação de São Paulo e teve como marca a recuperação salarial dos professores, a revisão curricular e a implantação de programas de alfabetização de jovens e adultos.
Paulo Freire ganhou vários prêmios, em todo o mundo, como reconhecimento da relevância de seus trabalhos na área da educação e foi em 1997, um mês antes de falecer, que lançou seu último livro “Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa”.
O ano de 2021 comemora o centenário desse grande mestre e o PPGTDS irá celebrar essa data através da oferta de uma disciplina (15h de carga horária) focada na obra emblemática do nosso patrono. Serão 5 círculos de cultura, envolvendo vários docentes e estudantes, desenhando momentos de reflexão sobre percursos de ensino-aprendizagem, no campo da extensão, percorridos por fundadores do NIDES.
Os encontros acontecerão nos dias 17/12 (aula inaugural), 14/01, 28/01, 04/02, 11/02 e 18/02, presencialmente, no Sindicato dos Engenheiros, no Rio de Janeiro (SENGE – www.senge.org.br ).
Para a aula inaugural, que acontecerá às 10h no SENGE, contaremos com a participação dos professores Felipe Addor, Celso Alvear e Fernanda Araújo, além dos responsáveis pela articulação dos diálogos, Paulo Maia e Sidão.
Bibliografia
FREIRE, Paulo – 1987 – Pedagogia do Oprimido . Editora Paz e Terra – https://drive.google.com/file/d/1VFo1hOzf-uK-6ZsZ5Tw0NFsMjO_V_NG5/view?usp=drivesdk
Pedagogia do Oprimido ( o manuscrito ) – 2018 – FREIRE, Magra, Romão , Gadotti
https://www.neca.org.br/wp-content/uploads/2020/12/Pedagogia-do-Oprimido-Manuscrito.pdf
Ementa: Pedagogia do Oprimido
Objetivo: celebrar os 100 anos de Paulo Freire , estimulando e dialogando sobre a emblemática obra do patrono da Educação Brasileira.
Créditos: 1
Carga horária: 15h
Metodologia: 5 círculos de conversas presenciais entre pesquisadores e /ou líderes sociais, apresentando seu olhar diverso e único – seja histórico, filosófico, metodológico , prático – do livro Pedagogia do Oprimido. Sempre com um facilitador e dois expositores que responderão às seguintes perguntas:
1- O que o Livro Pedagogia do Oprimido lhe diz?
2- O que o livro Pedagogia do Oprimido lhe faz dizer?
3- O que o livro Pedagogia do Oprimido lhe fez refletir na sua prática de educador ou educando?
Avaliação
1- Presença nas 5 círculos de conversa
2- Texto escrito pelo menos sobre uma das perguntas acima
Bibliografia
FREIRE, Paulo – 1987 – Pedagogia do Oprimido . Editora Paz e Terra – https://drive.google.com/file/d/1VFo1hOzf-uK-6ZsZ5Tw0NFsMjO_V_NG5/view?usp=drivesdk
Pedagogia do Oprimido ( o manuscrito ) – 2018 – FREIRE, Magra, Romão , Gadotti
https://www.neca.org.br/wp-content/uploads/2020/12/Pedagogia-do-Oprimido-Manuscrito.pdf
Local
SENGE – Rio de Janeiro
AGENDA PRÉ APROVADA:
17/12 – AULA INAUGURAL
14/01/22
28/01/22
04/02/22
11/02/22
18/02/22 – AULA DE CONCLUSÃO